SENAR é reconhecido como “Referência Nacional” e “Iniciativa de Sucesso” no prêmio LP&B 2016/2017

Na Edição do Prêmio Learning & Performance Brasil 2016/2017, o  Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) foi reconhecido como Referência Nacional e Iniciativa de Sucesso. Confira abaixo os detalhes dos Programas “Curso Técnico em Agronegócio a Distância - Senar e-Tec” e “Campo Sustentável da EaD SENAR”.

Projeto: Curso Técnico em Agronegócio a Distância - Senar e-Tec
O Curso Técnico em Agronegócio é uma iniciativa da Administração Central do SENAR, integrada à Rede e-Tec Brasil, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA). A Rede e-Tec Brasil é um programa do Ministério da Educação (MEC) instituído pelo Decreto nº 7.589, de 2011.

Esta ação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), cuja principal finalidade é promover de maneira democrática o acesso à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), beneficiando-se das possibilidades de alcance e estratégias metodológicas da Educação a Distância (EaD). Lançado em 2014, o Curso Técnico em Agronegócio tem por objetivo formar profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, visando os diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira. 

A formação de técnicos em agronegócio impulsiona a qualificação e a profissionalização da força de trabalho do campo, além de gerar, no meio rural, ganhos com inclusão produtiva e social, geração de renda, fixação da juventude e preservação da sucessão familiar. Juntos, esses fatores representam esforços que potencializam o desenvolvimento do produtor rural e, consequentemente, do agronegócio brasileiro. Dessa forma, o SENAR leva adiante o compromisso de formação das pessoas do Brasil rural e expande sua oferta de ensino para cursos técnicos, com o lançamento do primeiro curso técnico de nível médio na modalidade a distância, oferecido pelo SENAR por meio de polos de apoio presencial, mediante parceria com suas Administrações Regionais.

Depoimentos
“O setor agropecuário é hoje o carro-chefe da economia nacional e precisa de técnicos que saibam gerir com eficiência a propriedade rural. Esse profissional está em falta no mercado e o produtor precisa muito dele para melhorar sua produtividade e lucratividade.”
Daniel Carrara, Secretário Executivo do SENAR

“O curso permite, por meio da educação a distância, levar à população do meio rural uma formação técnica de qualidade, tendo por diferencial a combinação entre atividades a distância e presenciais, que possibilitam a vivência prática e a construção teórica de saberes para atender aos desafios do campo.”
Luís Tadeu Prudente Santos, Chefe do Departamento de Inovação e Conhecimento (DIC)

“É um curso direcionado especialmente ao público do SENAR, produtores e trabalhadores rurais, seus filhos e pessoas ligadas ao meio, um diferencial que resulta em grande concorrência para as vagas oferecidas a cada semestre.”
Maria Cristina Ferreira, Coordenadora de Educação Formal do DIC

Projeto: Campo Sustentável da EaD SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) é uma instituição de direito privado, paraestatal, criada pela Lei n.º 8.315, de 23 de dezembro de 1991, e mantida pela classe patronal rural. Sua missão é realizar a educação profissional, a assistência técnica e as atividades de promoção social, contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo.

Em 2010, o SENAR implantou a EaD SENAR, com o intuito de ampliar seus serviços de capacitação de qualidade aos cidadãos do campo, com agilidade, abrangência e gratuidade, tendo como objetivo contribuir com a formação e a profissionalização das pessoas do meio rural e, consequentemente, com a melhoria na qualidade de vida rural, incentivo aos jovens para permanecerem no campo, bem como com avanços na produção rural, garantindo a sustentabilidade do meio ambiente.

O programa Campo Sustentável, da EaD SENAR, iniciou-se em 2015, sendo composto por três cursos de capacitação, gratuitos, via internet, pelo LMS Classe 21: Proteção de Nascentes, Prevenção e Controle de Fogo na Agricultura e Cadastro Ambiental Rural. Os alunos contam com o apoio de tutoria e monitoria proativa.

Depoimentos
“Desde que o Brasil assumiu o compromisso de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, na COP 15, a agricultura de baixa emissão de carbono passou a receber maior atenção. O SENAR firmou parcerias para capacitar o produtor sobre tecnologias ABC e democratizou o conhecimento, em seu portal de EaD.”
Andrea Barbosa, chefe do Departamento de Formação Profissional e Promoção Social do SENAR

“A sustentabilidade em uma propriedade vai além do cuidado com a reserva legal. Envolve gestão e tecnologias de agropecuária de baixo carbono. Com o programa Campo Sustentável, o SENAR dissemina esses conhecimentos em cursos que impulsionam a preservação, a produtividade e a renda das famílias.”
Daniel Carrara, secretário executivo do SENAR

“A partir do Cadastro Ambiental Rural, que funciona como o Censo da Natureza, o Brasil vai poder elaborar um planejamento ambiental mais eficiente, além de controlar, monitorar e combater melhor o desmatamento.”
Larissa Arêa, assessora técnica do SENAR

Confira esse e outros projetos que fazem parte da  "Edição Especial de 15 anos do Prêmio L&P Brasil".

Sobre o Evento - O Prêmio Learning & Performance Brasil apoia as práticas e tendências pela melhoria de forma sustentável da produtividade das pessoas e a competitividade das organizações em operação no Brasil.
Incentiva as organizações e seus colaboradores a implantarem a prática da Alta Performance e a compartilharem suas experiências com integração e aperfeiçoamento dos sete subsistemas da Gestão Estratégica do Capital Humano e a adotarem, quando aplicável, as Fontes de Conhecimento, as Soluções Consultivas e Tecnológicas. Acesse o Anuário Learning & Performance Brasil 2016/2017 e confira na integra como foi a última edição do evento.

Lembramos que as inscrições para a Edição 2017/2018 seguem até o dia 30/04. Se você tem interesse em se inscrever no Prêmio, clique no botão abaixo, preencha o formulário e aguarde nosso contato.

 
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Facebook Google+ Twitter
Os comentários estão fechados